sábado, 13 de outubro de 2012

Padre Gregório Verdonk



PADRE GREGÓRIO VERDONK...





O Padre Gregório nasceu em 10 de Janeiro de 1904 (é curioso, pois ele comemorava o seu aniversário natalício em 10 de Fevereiro) e faleceu em 10 de Janeiro de 1980
O Padre Gregório era holandês e chegou a Portugal aí por volta de 1939, pouco após o início da 2ª guerra mundial. Chegado a Portugal como disse, juntamente com outros padres da sua Ordem - a Congregação dos Sagrados Corações , ou “Padres Brancos”, como lhe chamavam por ser essa a cor das suas vestes, instalou-se no Seminário dos Olivais, onde por essa altura, quase todos os professores eram estrangeiros.

Mas o Padre Gregório não veio como professor. Ele era uma espécie de missionário que ia pelas terras sem pároco pregando e espalhando a fé que professava - o que fazia com grande empenho e óptimos resultados. Ao que me consta o seu anterior trabalho de missionário teria sido na Alemanha com as crianças judias, mas acabara por ser expulso pelo regime nazi. Era uma pessoa extremamente bondosa e com clara vocação para lidar com rapazes - motivo porque fundou um grupo de escuteiros ao qual se dedicava com grande entusiasmo nos intervalos das suas pregações. Aliás, as pregações só começaram mais tarde, depois de aprender a língua portuguesa -
 

2 comentários:

  1. Boa tarde foi com muito prazer que encontro um blog com o nome do meu querido Padre Gregório. Acompanhei-o apesar de ser pequena desde o ano de 72/73 até á sua morte. Ao contrário do que se diz sempre esteve disponível para mim mesmo já no seu leito d morte. Quando o conheci eu tinha 9 ou 10 anos, e convivo com ele até hoje. Não sou nem nunca fui beata aliás até estou bastante afastada da igreja católica. No entanto, este homem fez-me despertar para o mundo espiritual o qual eu sabia que existia, aliás só com ele eu podia ter muitas conversas sobre temas tábu para a maior parte das pessoas.
    Todos os dias tenho manifestações dele. Em 1990, foi ele atravé de um "sonho" que eu vi a partida do meu pai. Não sei se é santo ou deixa de ser o que eu tenho a certeza é que é um ser espiritual como há poucos. Tive o privilégio sem dúvida de estar presente em determinadas situações que se poderiam considerar "raras". Eu com a minha pureza de jovem sempre vi com muita naturalidade tudo isto. Foi ele que me ensinou a simplicidade de contemplar uma árvore no seu jardim na comunidade da Penha de França. Enfim ....um Ser que ainda hoje me ajuda sempre que lhe peço. Continuo a ver e a sentir o seu olhar tão azul, doce, a sorrir, tranquilo tal como quando o vi pela última vez na sua cama. Aquele que no dia dos seus anos distribuía os presentes (antes de os abrir) ás crianças que se aglomeravam à sua porta!
    Que tê-lo comigo!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi falar do Padre Gregorio nos Estados Unidos.
      Conheci um Casal com vários Filhos que viviam em Lisboa. A SENHORA, MUITO culta e bem preparada, exercia funções Docentes. O Marido muito culto, trabalhava numa grande Empresa.
      Mas suas conversas com o Padre Gregorio, discutindo o seu futuro e o dos Filhos, este disse-lhes:
      Vão para os Estados Unidos, onde têm um Familiar. Será o melhor para os Filhos e para o Casal.
      Assim fizeram, deixando uma vida estável em Lisboa para mergulh numa difícil adaptação. Passado pouco tempo, a Senhora já trabalhava como Docente, o Marido obtivera um emprego menos estressante do que aqui tinha.
      E os Filhos entraram nas Escolas e nas Universidades.

      Dois ou três anos após a mudança, o Marido sofreu um ataque cardíaco, sendo salvo por trabalhar ligado s um Hospital famoso, embora em funções humildes.

      Quando ouvi a narrativa, pouco depois de sua chegada, considerei ter sido um disparate deixarem uma Vida estável em Lisboa pelo desconhecido.
      Seguindo a orientação de um Padre Idoso e doente.

      Mais tarde, concluídos os Estudos e de volta a Portugal, ouvi relatos espantosos sobre o Padre Gregorio.

      Hoje lembrei-me dessa Família, do Padre cujo nome não recordava. Mas julgava ser Gregorio.
      Encontrei no Google o seu historial, envolto em palavras admiráveis.
      A tal Família teve sucesso na vida a todos os níveis, marcada por linhas Éticas notáveis.
      Foram movidos por uma Fé absoluta nas palavras do Padre Gregorio.
      Eram fortes resilientes, estavam "Condenados " a ter sucesso?
      Terá, de facto, esse Padre vislumbrado o que era melhor para eles?
      Antevendo o Sucesso Material e Espiritual que iriam alcançar ?
      Existirão outros "Padres Gregorios" que não conhecemos?

      Como interpretar, à distância, está narrativa que, com cepticismo, segui durante os anos em que tudo se materializou?


      Eliminar